PREVISÕES ECONÓMICAS DA CE
O crescimento estimado para Portugal por Bruxelas triplica os valores registados em 2005 e apresenta-se ligeiramente mais optimista do que as perspectivas do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco de Portugal, que previam uma expansão de O,8%.
Nas Previsões Económicas de Primavera, hoje divulgadas, Bruxelas prevê também que o ritmo de crescimento da economia portuguesa acelere em 2007, para 1,1%, valor que representa uma revisão em baixa de uma décima face às Previsões Económicas do Outono, divulgadas a 17 de Novembro de 2005, mas é mais optimista que a expansão de 1% prevista pelo Banco de Portugal.
Na zona euro, a Comissão Europeia aguarda que o crescimento em 2006 seja de 2,1% e 2,3% no conjunto da UE, acima dos 1,3% e 1,6% resgistados em 2005, em especial devido aos fortes crescimentos verificados nas maiores economias, nomeadamente a alemã. Este valores revêem em duas décimas as previsões de Bruxelas emitidas há seis meses. De acordo os mesmos dados, a inflação manter-se-à nos 2,2%, apesar da alta do petróleo.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home