terça-feira, setembro 19, 2006

PLANETA TERRA TEM 10 ANOS PARA CONTRARIAR AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

O cientista da NASA James Hansen afirmou, ontem, que o planeta dispõe de uma janela de oportunidade de dez anos para agir decisivamente contra o aquecimento global, no sentido de evitar uma catástrofe meteorológica.

Sem essa acção decisiva, as temperaturas médias subirão dois a três graus centígrados, resultando na produção de «um planeta diferente», em que os gelos polares derreterão rapidamente e os níveis da água do mar aumentarão; registar-se-ão secas prolongadas e ondas de calor, assim como furacões em novas áreas e a provável extinção de 50 por cento das espécies.

Hansen ganhou destaque com as suas críticas à Administração Bush, tendo acusado o governo federal norte-americano de manipular publicações científicas que comprovavam a existência de alterações climáticas.

Os Estados Unidos são o maior emissor de gases com efeito de estufa, facto de que não demoveu George W. Bush de retirar o país do Protocolo de Quioto, em 2001, argumentando que as metas exigidas seriam demasiado pesadas para a economia norte-americana.

Estou