quarta-feira, agosto 16, 2006

Incêndios, Secas; inundações Aumentarão Nos Próximos Dois Séculos



A Organização Marítima Internacional (OMI), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Ambiente, vai realizar, amanhã, uma reunião de especialistas internacionais para coordenar esforços de combate à maré negra no Líbano e Síria.

O encontro vai decorrer em Piraeus, porto de Atenas, e reporta àquele que já é considerado o maior derrame de sempre no Mar Mediterrâneo. A causa foi um ataque israelita a uma central de produção de energia libanesa, já no mês passado.

«O objectivo é acordar uma estratégia comum para responder à poluição que está a afectar o ambiente marinho das costas libanesa e síria; identificar acções preparatórias para enfrentar a possibilidade da maré negra se estender a outros países e considerar apoio financeiro e outro para a implementação da estratégia acordada, que começará o mais cedo possível», lê-se num comunicado da OMI.

O Regional Marine Pollution Emergency Response Centre for the Mediterranean Sea já iniciou esudos na região afectada e, sempre que possível, enviou e vai enviar missões técnicas de campo.

«Apesar do derrame e da poluição não terem sido originados por acidentes com navios, a OMI vai contribuir com qualquer esforço para mitigar os impactes e aconselhar as operações de limpeza», disse o secretário-geral da OMI, Efthimios Mitropoulos, aproveitando para apelar a contribuições internacionais para esta causa.

Estou