sexta-feira, agosto 11, 2006

O LIBANO PODE LEVAR MAIS DE 10 ANOS S RECUPERAR DO DESASTRE ECOLÓGICO

O litoral do Líbano pode levar mais de dez anos a recuperar do derrame de combustível provocado pelo bombardeamento israelita de uma unidade de produção de energia, em Julho passado.

O ministro do Ambiente libanês, Yacoub Sarraf, avançou com estas previsões e acrescentou que nada poderá ser feito enquanto persistir o conflito entre Israel e o Hezbollah. Entretanto, a mancha de combustível já atingiu 120 quilómetros da costa do país, que já se mostra gravemente afectada.

«O estrago está feito. Não é preciso dizer que toda a comunidade de pescadores será atingida por, pelo menos, dois ou três anos, até que o ecossistema se restabeleça», disse Sarraf. «O sector do turismo também foi afectado por uma ou duas temporadas e estou a ser bastante optimista».

A porta-voz do Plano de Acção para o Mediterrâneo do Programa das Nações Unidas para o Ambiente, Luísa Colasimone, avançou, entretanto, que «é prematuro chegar a qualquer conclusão sobre o tipo de combustível e os potenciais impactos para a saúde antes das amostras serem analisadas».

A Síria já recebeu uma equipa de especialistas enviada pelas Nações Unidas, que deverá recolher amostras do combustível.

A organização ecologista internacional Greenpeace afirmou, também, que não serão iniciadas quaisquer operações de limpeza enquanto não for possível garantir a segurança dos trabalhadores. Vários países ofereceram assistência técnica e profissional para ajudar o Líbano, mas a segurança de pessoas e equipamentos tem de ser assegurada.

As últimas imagens de satélite a que o governo libanês teve acesso mostram a mancha de combustível a expandir-se pelo Mediterrâneo, em direcção à Turquia e ao Chipre.

Estou