sexta-feira, junho 09, 2006

Alterações Climáticas Aceleram Evolução das Espécies

As rápidas alterações climáticas registadas nas últimas décadas estão a causar modificações genéticas em muitos animais, nomeadamente em esquilos, pássaros e insectos como os mosquitos, indica um estudo hoje publicado pela revista Science.

Em última instância, essas alterações climáticas poderão ter efeitos no número das populações desses animais, de acordo com o estudo.

Segundo os biólogos William Bradshaw e Christina Holzapfel, da Universidade de Oregon (Estados Unidos), as modificações genéticas observadas resultam mais de alterações sazonais do que da subida das temperaturas de Verão.

Sendo o aquecimento global mais rápido nas zonas mais próximas dos pólos, os períodos estivais tornaram-se maiores e os de Inverno menores, explicam os cientistas.

"Nos últimos 40 anos, muitas espécies animais aproximaram-se dos pólos e as suas populações começaram a migrar, a desenvolver-se e a reproduzir-se mais cedo", refere Bradshaw.

Até agora, segundo Christina Holzapfel, atribuía-se essa mudança à capacidade das espécies de modificar o seu comportamento, morfologia e fisiologia em resposta às mudanças ambientais.

No entanto, essa "plasticidade fenotípica" é muito mais profunda, e os estudos demonstram as rápidas alterações climáticas das últimas décadas desencadearam modificações genéticas e hereditárias nas populações animais, explica a bióloga.

Como exemplo, os cientistas referem mudanças ocorridas nos esquilos vermelhos do Canadá, que começaram a reproduzir-se mais cedo, um tipo de pássaros pretos da Alemanha que começaram a migrar a chegar mais cedo aos locais de nidificação.

Pelo contrário, os autores do estudo não observaram nos animais modificações genéticas resultantes do aumento das temperaturas.

"Os animais pequenos, com um ciclo de vida curto e grandes populações adaptam-se provavelmente melhor a temporadas de crescimento maiores e podem sobreviver", adianta Bradshaw.

Todavia, "as populações de grandes animais com ciclos de vida maiores e populações menores poderão sofrer um declínio".

1 Comments:

At 5:02 da tarde, Blogger Espiga said...

Sem a sua contribuição, a ANIMAL não pode continuar o seu trabalho vital em defesa dos animais



Por favor, faça o seu donativo HOJE mesmo: NIB (Montepio Geral): 0036 0093 99100034474 69.



Diariamente, a ANIMAL desenvolve um trabalho sistemático em áreas tão diversas como: investigações especiais, preparação de resgates especiais, organização e condução de campanhas, produção de vídeos, relatórios



e outros materiais informativos e educativos, envolvimento de organizações estrangeiras e internacionais na defesa dos animais em Portugal, envolvimento dos órgãos de comunicação social na denúncia da crueldade contra



animais, contacto com autoridades locais e nacionais e com entidades governamentais e legislativas, e acções judiciais em defesa dos animais. Mas todos estes trabalhos implicam custos muito elevados e, para desenvolver e completar



uma série de projectos de extrema importância para os animais em Portugal, a ANIMAL precisa urgentemente da sua ajuda, sem a qual o seu trabalho não pode ser continuado, menos ainda melhorado e desenvolvido.



Por favor, apoie HOJE MESMO a ANIMAL com a sua contribuição. Com 5, 10, 20, 50 euros ou mais, pode ajudar a salvar muitos animais.







Animal.org.pt :: Em defesa dos direitos de todos os animais




--------------------------------------------------------------------------------

Para mais informações, por favor contacte a ANIMAL através do e-mail info@animal.org.pt ou visite o site www.animal.org.pt.

 

Enviar um comentário

<< Home

Estou