segunda-feira, fevereiro 25, 2008

D. Ma­nuel II, o Rei Traído,

Hoje, 25 de Fevereiro (segunda-feira), pelas 21.00, o Canal His­tória estreia o documentário D. Ma­nuel II, o Rei Traído, as­sinalando o centenário do regicídio. Uma aposta "na produção própria" e que "é para con­tinuar", garantiu o director do canal Diego Castrillo
Ao longo de 55 minutos, a vida do último rei de Portugal é revisitada, bem co­mo o contexto social e político em que viveu. A completar o trabalho es­tão os comentários de perso­nalidades como D. Duarte de Bra­gança, Mendo Castro Henriques, e Rui Ramos.
O lançamento deste documentá­rio é, segundo o responsável do canal, "um reforço do compromisso de rea­lizar documentos sobre a História portuguesa, dando a conhecer os
seus protagonistas". Para D. Duarte de Bragança, este é "um trabalho im­portante, porque a História não po­de ser uma arma de arremesso polí­tico, nem propaganda". "Esta serve para aprendermos com os erros", conclui o herdeiro do trono.
O documentário é da autoria de Rui Pinto de Almeida e Alexandrina Pereira, que trabalharam nele desde Outubro passado. Os autores fize­ram uma pesquisa alargada, tendo-se deslocado a Twickenham, bairro a sul de Londres, onde o monarca vi­veu exilado.

Estou