quinta-feira, março 02, 2006

Reino Unido: Cientistas Consideram Energia Solar Mais Eficiente que a Nuclear

Para os cientistas da Imperial College London, a prioridade do Governo do Reino Unido, no planeamento da produção futura de energia, deverá ser a energia solar e não a nuclear.

Num artigo publicado na edição de ontem da revista Nature Materials, os cientistas, desafiando os apologistas da energia nuclear, sublinharam que a opção fotovoltaica, a conversão directa da luz solar em electricidade, pode alcançar e até ultrapassar a produção actual da indústria nuclear, antes que qualquer novo reactor possa começar a operar.

Os pesquisadores salientaram, ainda, que «o Reino Unido poderia produzir 12 gigawatts de electricidade solar, até 2023, se expandisse a produção em 40% ao ano», lemos no Estadão Online.

Keith Barnham, professor no Imperial College London, reforçou que «o Sol é a nossa maior fonte de energia sustentável. Enquanto as investigações sobre a energia nuclear continuam, a solar vai-se transformar numa foram cada vez mais eficiente e barata de atingirmos as nossas necessidades energéticas».

Estou Statcounter