WWF: UE FINANCIA A DESTRUIÇÃO DA NATUREZA
O financiamento comunitário de projectos de desenvolvimento na União Europeia está a ameaçar a sobrevivência de animais em extinção, como o lince ibérico ou o urso castanho, denunciou a WWF.
A União Europeia cede dinheiros para a construção de estradas e caminhos-de-ferro, de barragens e sistemas de irrigação que contradizem os objectivos de conservação da natureza delineados pelo próprio bloco de países europeus.
«A Europa tem que assumir responsabilidade pelas suas próprias espécies, mas presentemente a União Europeia está a utilizar os seus fundos tanto para apoiar a biodiversidade como para a sabotar», disse Stefanie Lang, da WWF.
As conclusões da organização encontram-se no relatório “Conflicting EU Funds”, onde se referem vários casos negativos. Portugal não escapou e a WWF aponta o dedo à má gestão de fundos e ao declínio das florestas de sobreiros.
A organização apelou à União Europeia para que sejam retirados os fundos concedidos aos projectos que entram em conflito com interesses ambientais. «Se queremos preservar a herança nacional remanescente da Europa, que é essencial para a prosperidade económica a longo prazo, a UE não pode dar-se ao luxo de continuar a financiar a destruição de habitats», afirmou Gerald Dick, da WWF.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home