segunda-feira, abril 16, 2007

Porto vai ter autocarros a hidrogénio

A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) está habilitada a utilizar veículos movidos a hidrogénio na sua frota de autocarros, mas apenas poderá apostar neste combustível quando os custos envolvidos sofrerem uma redução substancial.

"O hidrogénio é o combustível do futuro, a tecnologia está bem dominada, mas é necessário que os custos do combustível e das viaturas sofra uma redução (para poder ser utilizado em larga escala)", afirmou Rocha Teixeira, director do Gabinete de Projectos e Estratégia da STCP.

Os conhecimentos sobre este combustível resultaram da participação da STCP num projecto-piloto a nível europeu, nos termos do qual circularam nas ruas do Porto três autocarros movidos a hidrogénio, entre 2004 e 2005.

Segundo Rocha Teixeira, o custo por quilómetro em combustível foi cerca de 10 vezes superior ao de um autocarro a gasóleo, enquanto o preço do veículo foi quase cinco vezes superior ao de um autocarro normal. "Há vários aspectos a melhorar, especialmente ao nível dos custos. A utilização de hidrogénio ainda é muito cara", frisou.

De qualquer forma, Rocha Teixeira salientou que a STCP "aprendeu muito" com esta experiência, admitindo que a empresa está em condições de evoluir para a utilização de autocarros movidos a hidrogénio assim que os custos sofram uma redução substancial.

As vantagens da experiência permitida pelo projecto-piloto europeu não se limitaram à empresa, já que os autocarros a hidrogénio "tiveram muito boa aceitação pelos motoristas e passageiros".

"As pessoas gostavam de viajar nestes autocarros, principalmente por serem mais silenciosos e terem menos vibrações, o que os tornava mais confortáveis", salientou.

A discussão sobre a utilização do hidrogénio como combustível foi relançada quarta-feira pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que afirmou, em Riga, na Letónia, que será difícil evitar a discussão sobre a energia nuclear em Portugal, a não ser que se concretize a utilização do hidrogénio enquanto combustível alternativo.

O hidrogénio é um gás incolor, inodoro e não tóxico abundante o universo, que permite uma energia praticamente limpa, sem emissões significativas de gases poluentes no seu processo de produção.

Estou