segunda-feira, abril 16, 2007

Hidrogeneo pode tornar-se num dos sectores lider em Portugal

O director do laboratório de Ambiente Marinho e Tecnologia da Universidade dos Açores, Mário Alves, afirmou que o hidrogénio tem potencial para ser uma das principais indústrias portuguesas.

O especialista disse que a aposta no hidrogénio depende apenas de um enquadramento legislativo adequado fruto de uma orientação governamental que o promova. Já existem alguns projectos para centrais de hidrogénio em Portugal, mas é necessário que o Governo remova algumas barreiras burocráticas.

Mário Alves defendeu que já existem as soluções tecnológicas para desenvolver o sector do hidrogénio sustentável e sistematicamente. O investimento necessário deverá surgir com as condições legais favoráveis ao licenciamento de projectos, a par da isenção total ou parcial do imposto sobre combustíveis renováveis.

«Podíamos ter a maior indústria do país se apostássemos no hidrogénio, com todas as vantagens que traz a nível de criação de emprego qualificado, crescimento económico e redução da importação de combustíveis fósseis». O hidrogénio tem o potencial de se tornar auto-sustentável em termos energéticos e de possibilitar ainda a exportação.

Do ponto de vista de Mário Alves, a energia nuclear deve ser a última solução. «Além de apresentar problemas a nível de resíduos, não é uma tecnologia portuguesa e, como tal, teria de ser comprada, para além de que ficaríamos dependentes da importação de urânio enriquecido», explicou.

O hidrogénio é produzido a partir de fontes de energia renováveis; é praticamente limpo, sem emissões de gases com efeito de estufa significativas. Pode ser utilizado para a produção de electricidade em centrais termoeléctricas e aplicado em pilhas de combustível que podem ser usadas em automóveis.

A questão do hidrogénio voltou à actualidade esta semana com as declarações do Presidente da República que advertiu que a discussão sobre a energia nuclear em Portugal não se conseguirá evitar se o hidrogénio não surgir como alternativa viável.

3 Comments:

At 12:53 da tarde, Blogger Mestre Seo Pereira said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 11:42 da manhã, Blogger Mestre Seo Pereira said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 11:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

PEÇO DESCULPA E RECTIFICO :


O SITE É :


HTTP://HIDROGENEOZERO.WEBS.COM

 

Enviar um comentário

<< Home

Estou